Sejam Bem Vindos!

Origami - Conectando Ideias em Comum

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Modus Operandi do falso empreendedor

Existem milhares de artigos sérios, reflexivos e em ocasiões úteis e brilhantes, que falam sobre os dez conselhos que todo empreendedor deve seguir para ter uma StartUp de sucesso. É talvez por essa razão, e pelo dano que estão sofrendo os empreendedores que arriscam seu capital por elevar um projeto inovador à empresa, que quero mostrar como trabalha um “falso empreendedor”, amparando-se em financiamentos públicos, investimentos confiados e seguindo esse particular decálogo de quebra rápida e rotunda da companhia.

10 conselhos para quebrar rapidamente uma StartUp:
1.    Buscar e conseguir. O primeiro que deve conseguir é o financiamento. Se não o necessita, não importa. Você deve conseguir dinheiro e nunca reflexionar se você mesmo pode por parte dos fundos. Para isso estão os investidores e as instituições públicas.
2.    Só sócios investidores. Se você encontra pelo caminho alguém como um perfil técnico válido que deseja integrar-se no seu projeto, não dê a mínima bola. Nada de sócios. Só contratos de salário mínimo e só quando você tenha o financiamento.
3.    Pensar grande. Na busca do financiamento você convenceu poucos friends, pouca family e muitos fools e já tem grana. Hoje lançamos a empresa: mega-salário, escritório representativo, secretária e carro da empresa.
4.    Se eles podem, você pode. Inspire-se na bolha e argumente recorrentemente: que modelo de negócio tem Twitter? E quanto fatura Facebook e quanto vale Youtube? Seus investidores não vêem que seu caso é idêntico ao dessas empresas; o que sabem eles do mundo empresarial?
5.    O valor do investidor, sua carteira. Nunca dê valor a trajetórias profissionais, possíveis modelos industriais, nem sinergias para o futuro entre seus possíveis investidores. Isso é um leilão! Não há discussão: escolha quem mais dinheiro te dá.
6.    Investimento zero em Recursos Humanos. Nada de se rodear de talentos, todos viriam de grandes projetos e intentariam te copiar. Só selecionamos medíocres, que os bons já serão contratados por Google. O que importa o talento interno? Se a essência do projeto é você.
7.    Pura inovação. Escolha um nome estridente do tipo web 2.0 e um modelo de negócio “inovador”. Com certeza você jamais encontrará exemplos com seu modelo de negócio a nível internacional. Há poucos empreendedores com sua visão de futuro. Você não copia ninguém, marca o caminho do futuro.
8.    Pensa pouco. Não é necessário, nem imprescindível, estudar futuras vias de crescimento e desenvolvimento; por isso você conseguiu o financiamento. Escolha a melhor consultora do seu setor e deixe tudo em suas mãos!
9.    O importante não são os benefícios. Você não ganha nem para preencher postos de trabalho, mas não importa. Não dedique seu tempo a resolver esses pequenos detalhes operativos, insignificantes dentro de um projeto grande como o seu. Você dará conferências e explicará seu modelo de negócio como um caso de sucesso que já é. Divulga, evangeliza e o faturamento virá.
10.    Fora auditorias. Você sabe onde está e para onde vai o dinheiro. Seus investidores “ainda” confiam cegamente em você, e esses valores para eles não são nada. Se as coisas vão mal, você é um guru: novos projetos se abrirão diante de ti.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie seu comentário, pedido de orçamento ou dúvidas! Logo responderemos!