Sejam Bem Vindos!

Origami - Conectando Ideias em Comum

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Flávia Aranha e sua moda ecofriendly

    Na época em que cursava faculdade de moda, Flavia Aranha se interessava por roupas como uma expressão de arte. Não queria saber de criar peças usáveis, mas de conceito, de design, de tudo que fosse extremamente elaborado. A palavra simples mal fazia parte do seu vocabulário. Depois dos quatro anos de trabalho para a Ellus, o pensamento mudou. Na grife de jeans deluxe, assumiu, aos 21 anos, o cargo de coordenadora de produto de malharia. Lá, o cotidiano no universo comercial resultou em um largo aprendizado sobre gestão, além de uma nova perspectiva. "Comecei a ver que queria produzir uma moda simples e confortável."
    Há dois anos, Flavia vem colocando essa ideia em prática. E de maneira sustentável. No ateliê de sua marca homônima, entram apenas lã, algodão orgânico, linho, seda e pigmentos naturais. "Sempre fui meio natureba. Minha mãe plantava alface no jardim de casa", conta ela, que é nascida em Campinas (SP). "Acho importante agregar valor às peças por meio do trabalho de cooperativas e comunidades", reforça. A modelagem, claro, acompanha o DNA da marca. Isso significa que vestidos, calças, T-shirts e casacos (que têm o preço médio de 260 reais) trazem shapes limpos, livres de qualquer excesso na silhueta. O processo criativo é uma somatória de coisas que ela vive, pesquisa.
    A coleção de inverno 2011, por exemplo - a quarta assinada por Flavia -, partiu da mitologia. Intitulada Moira, foi inspirada em deusas da Grécia antiga que fiavam, teciam e cortavam tecidos. Não à toa, ela usa lã fiada a mão, produzida por uma pequena comunidade do sul do país. "Também é incrível poder usar pigmentos naturais. Eles resultam em cores e efeito estonado únicos", reforça ela, que costura as peças cruas, antes do processo de tingimento. "Atualmente, estou fazendo um teste com argila, que dá ótimos tons terrosos", adianta Flavia. O foco ecofriendly garante a identidade da etiqueta, que hoje exporta para Japão, Áustria, Alemanha e Suíça. A ideia de resgatar roupas simples foi mesmo uma sacada genial da estilista!

Matéria disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/atitude/flavia-aranha-alvo-natural-elle-634234.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie seu comentário, pedido de orçamento ou dúvidas! Logo responderemos!