Sejam Bem Vindos!

Origami - Conectando Ideias em Comum

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Linda exposição sustentável em Sampa!!


      A Praça Victor Civita é um símbolo de revitalização no bairro de Pinheiros, ao lado da Editora Abril, em São Paulo. Não só da área degradada que antes se destacava naquela região, como também pela programação cultural de qualidade que tem apresentado. Shows, saraus, teatro infantil, contações de histórias, além de exposições de fotografia e arte têm atraído não só quem mora e trabalha em Pinheiros, mas também gente de outros bairros. E a exposição Esculturas Urbanas será mais um motivo para isso.

           Para Marcelo Bressanin, superintendente da Praça Victor Civita, o objetivo dos trabalhos expostos é apresentar o uso da matéria-prima como meio e como fim, estabelecendo um vínculo com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, da ONU - Organização das Nações Unidas. "Até o local da exposição nos leva a pensar na sustentabilidade: a Praça é uma área que tem uma história de mais de 40 anos de queima de lixo", contou.
       Inaugurada no começo de agosto, ela apresenta os 15 trabalhos de 21 jovens artistas - oriundos não só de São Paulo, mas de oito estados brasileiros - que participaram e venceram o concurso de mesmo nome, promovido pela Tetra Pak. O desafio de todos era criar uma peça vistosa com os resíduos de embalagens "longa vida". O resultado é bastante surpreendente e é o que você pode ver até 2/10!

     "O que é o longa vida? É a caixa ou é a árvore?", refletiu Carlos Castro sobre sua obra Tropismo, durante a abertura da exposição. Para ele, o escultor deve transportar seus pensamentos para sua obra e dar sentido a ela. "Pouca gente se deu conta, mas a minha escultura é um pingo do céu", disse. "É como se essa porção de natureza que é constante em todo o globo pingasse um pouco da sua beleza naquele solo contaminado e carregado de sentido e significado".
        Uma característica interessante da exposição é que as obras parecem fazer parte da Praça Victor Civita, e não de uma mostra. As esculturas não passam despercebidas por quem visita o lugar; pelo contrário, elas chamam a atenção para sua relação de pertencimento à Praça, pela impressão de que não estarão ali apenas temporariamente

           Um projeto que vale a pena ser apreciado!! Parabéns aos artistas!!! 



Obra: Lagarta

Obra: Residências
Obra: Tropismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie seu comentário, pedido de orçamento ou dúvidas! Logo responderemos!